sábado, 17 de abril de 2010

O FUTEBOL MUDOU

CARACTERÍSTICAS DO FUTEBOL MODERNO


Hoje, a maioria dos grandes jogadores (principalmente da américa do sul e da áfrica) participam dos campeonatos nos grandes centros da europa. Chega ao absurdo de termos grandes times que entram em campo sómente com jogadores estrangeiros.

Estes jogadores estão se transferindo cada vez mais jovens e para ter sucesso, é necessário a sua adaptação a uma nova cultura e a uma nova maneira de jogar. Tem jogadores que atuavam como laterais na cultura brasileira e passam a desempenhar outras funções na cultura do seu clube, mudando totalmente a sua maneira de pensar e jogar. Quando são requisitados para a seleção, encontram muitas dificuldades. Este é um exemplo em muitos.

Será um sinal que as diferenças entre as grandes escolas do futebol mundial estarão cada vez mais difíceis de notar. Será que o futebol caminha para uma única maneira de jogar? Qual seria o modelo a adotar? O do clube bem sucedido (Barcelona) ou de seleções que representavam uma cultura, um pensamento, uma maneira característica de jogar.
Será que na cultura da bola as seleções perdem cada vez mais espaços para os clubes?

Um comentário: