quinta-feira, 2 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE E A FORMAÇÃO DO JOVEM

Os benefícios que o esporte proporciona são inúmeros e a participação da criança em um bom programa esportivo é fundamental para a sua formação. São vários aspectos a serem avaliados e que extrapolam o simples ato mecânico da execução dos fundamentos da modalidade escolhida.
Venho tendo a oportunidade de trocar idéias com os pais e tento, através destes contatos, ampliar o conceito de um projeto esportivo e dos benefícios da participação de seus filhos. A família é o principal agente na formação de um jovem e a sua participação deve ser ativa e sempre estimulada. Pais, professores, treinadores e demais agentes envolvidos devem caminhar juntos.
O esporte é uma ferramenta poderosa e deve ser considerada pois, através da afinidade do jovem com a modalidade esportiva, buscamos atingir vários objetivos que lhe serão úteis no futuro. Independente de vir a ser um jogador profissional, todo jovem deve participar e colher os benefícios da atividade esportiva. O que vem me preocupando é a maneira que alguns pais estão encarando o esporte e, principalmente, a pressão pelo rendimento esportivo destas crianças.
Outro fato que vem me preocupando muito é a utilização do esporte como ferramenta de castigo para um baixo rendimento escolar. Escuto sempre no período de entrega dos boletins escolares. Argumentos como:- Ele está de castigo pois tirou notas baixas e não quer saber de estudar. Vou suspender a participação dele na escola de futebol pois é o que ele mais gosta.
Particularmente discordo deste argumento. Acredito que o fato da criança não ter o hábito de estudar e ir mal nas provas é diferente de não querer estudar e o esporte ser o vilão da situação. Venho lendo alguns artigos e buscando opinões de pedagogos e outros profissionais para tentar ajudar e propor ações para melhoria destas crianças em sua vida escolar. Acredito em outros caminhos.
Abs
profº Sebastião Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário