sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ESPORTE SIGNIFICA SAÚDE

Tenho escutado de algumas pessoas que fazem a sua opção por um projeto esportivo (academia/escola de futebol) em função de o responsável encaminhar jogadores para testes em clubes e prometer uma série de coisas.

Este argumento é utilizado, na maioria das vezes, de maneira enganosa e coloca uma expectativa que, na realidade, não é tão simples. Não é impossível mas, depende de vários fatores que devem ser levados em consideração.

Escuto pessoas falando que o filho não leva jeito para o esporte e não vão gastar tempo e dinheiro com estas atividades.

O projeto de vida da criança deve ser tratado com muita atenção e devemos ter todo o cuidado no momento de fazermos as opções. Escolher um projeto esportivo para seu filho significa muito mais do que o simples fato de fazer um teste em um determinado clube ou levar jeito para o esporte.

Antes de tudo, devemos procurar proporcionar um ambiente que a criança possa usufruir do esporte de maneira saudável e garantir a continuidade da sua participação de forma plena. O esporte é um direito de todos e deve ser praticado por todos em qualquer nivel de atuação. Esporte é entretenimento, é saúde, é educação, é relacionamento, é superação, é cooperação, é cidadania, é .....VIDA.
O sonho de um jovem não pode ser manipulado e prejudicar a sua relação com a família, com a escola e com os amigos. Temos vários casos de abuso e exploração divulgados pelos meios de comunicação.

Leia o artigo, EU QUERO SER JOGADOR, publicado no blog no dia 1º de agosto.

Ao escolher um projeto de esportes, procure conversar com o responsável pelo projeto, conhecer a formação da equipe de trabalho(coordenação, professores), planejamento, calendário, metodologia, objetivos, .... converse com outros pais e certifique-se que o seu filho estará participando de um programa esportivo saudável.

É importante entender que a criança não é um adulto e necessita de um programa de treinamento condizente com o seu estágio orgânico e emocional.

Um programa de treinamento para uma pessoa de 20 anos é diferente de um programa de treinamento para uma de 45 anos. Como um programa de treinamento para uma pessoa de 45 anos que pratica esporte regularmente é diferente de uma que tenha a mesma idade e é sedentário. O de um atleta profissional tem que ser diferente de um atleta de 14 anos e na maioria das vezes, difere de um profissional para outro. Como o de dois atletas de 14 anos é diferente quando se encontram em estágio maturacional distinto. Eles tem a mesma idade cronológica(14 anos) e se encontram em diferentes níveis maturacionais(pré e pós-púbere).

É importante entender que ao praticar esporte de maneira saudável a criança será mais feliz independente da sua profissão, podendo até vir a ser um atleta profissional.


NÃO PERMITA QUE O SONHO VIRE PESADELO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário